quinta-feira, 1 de agosto de 2013

REUNIÕES ITINERANTES: GESTÃO PARTICIPATIVA

Durante o período de 22 a 30 de Julho o CEPPC promoveu a Reuniões de Pais e Mestres para tratar de assuntos relacionados ao dia a dia do funcionamento escolar. Esse projeto faz parte das ações promovidas pela Gestão Participativa do Diretor Denilto, com a finalidade de engajar os pais na vida escolar dos seus filhos, bem como promover uma maior interação entre escola e família, pois é de fundamental importância a parceria entre essas duas entidades.

As reuniões começaram pela sede, ou seja, a primeira reunião foi feita no CEPPC as 9:30h e contou com a participação dos pais da sede do município, bem como os bairros do Cedro e Santa Rosa e ainda os povoados Alambique, Alto da Porteira, Boa União, Boi Preto, Milho Verde, Umbuzeiro, Lagedinho e Baraúna do Rumo. A participação (presença) dos pais foi razoável, já que, esse setor possui uma grande quantidade de alunos. Porém a reunião foi bem desenvolvida, onde os pais puderam além de ouvir, falar sobre os benefícios e problemas enfrentados por seus filhos.

As reuniões feitas na zona rural, ocorreram no restante da semana nos principais setores criados pela direção do CEPPC, com a finalidade de facilitar a participação da comunidade na Gestão Escolar. Esses setores foram: Rosário, Minação, Lagoa da Cruz, Ouricurí, Nova Brasília, Ipoeira e Barreiras.

Confira o Calendário das reuniões abaixo:

Durante essas reuniões, os pais presentes, aproveitaram para tirar dúvidas sobre o comportamento dos filhos, horários, professores e, principalmente, transporte. A metodologia apresentada para explanação foi através de slides acompanhada de breves diálogos sobre os variados temas:
  • Estrutura física;
  • Ações da Gestão Participativa;
  • Reunião de líderes;
  • Campeonato escolar;
  • Transporte;
  • Boletim on line;
  • Blog do colégio;
  • Agenda telefônica dos pai;
  • Normas Disciplinares do Colégio.

No total, 105 pais estivem presentes nas reuniões. Essa é uma informação que gostaríamos que fosse bem mais expressiva, já que significa aproximadamente 35% do total de pais (pois alguns pais têm dois ou três filhos no Colégio). O Professor/Diretor Denilto avaliou as reuniões da seguinte forma: "Foi uma vitória, pois as reuniões de pais e mestres não era frequente e a participação dos pais era ainda menor. Sinto-me realizado com essas reuniões pois deu para mostrar a realidade do colégio, como também conhecemos outras realidades do nosso município, essa ação terá continuidade após a verificação das próximas unidades. Agradeço também aos funcionários e professores do CEPPC que participaram das reuniões, aos gestores das escolas municipais que também contribuíram para as reuniões itinerantes, assim, foi possível trocar experiência com as escolas dos povoados e levar o CEPPC para o conhecimentos de todos os pais."








A direção

Nenhum comentário:

Postar um comentário