Com o tema ‘Práticas que educam: responsabilidade de todos, compromisso da escola’, a Jornada Pedagógica 2016 mobilizou os educadores da rede estadual de ensino do CEPPC, entre os dias 1º a 3 de fevereiro, para o planejamento do ano letivo. A jornada aconteceu em todos os colégios estaduais e teve como foco a valorização das práticas educativas exitosas das unidades escolares e o incentivo à leitura a partir de ações específicas.
Durante a Jornada Pedagógica, que já foi conduzida pelos novos diretores e vice-diretores recentemente eleitos (Diretor - José Denilto, Vice diretor - Gean Geovalter e Vice diretor - Adenilson Matos), os participantes socializaram as metodologias desenvolvidas que despertam o interesse, a participação e a aprendizagem dos alunos.
É um momento para reorganizar as ideias e alinhar o trabalho pedagógico dos educadores para a ação-reflexão-ação, com isso criar novas metas e estratégias para o ano letivo visando a melhoria da qualidade da educação, que é o foco do programa Educar para Transformar.
O diretor Denilto, sempre ressalta a importância da participação das famílias através do Colegiado Escolar para que possam contribuir com sugestões e novas práticas, com isso o alunado aumenta as chances de melhoria no desempenho escolar.
Outro ponto forte da jornada foi a discussão e proposição de ações para o incentivo à leitura – presente como eixo estruturante da Jornada Pedagógica –, envolvendo os professores de todas as áreas do conhecimento.
Durante os três dias da jornada houveram diversas metodologias como: mesas-redondas, rodas de conversas com relatos de funcionários, estudantes e pais de alunos, e exposição sobre práticas exitosas de estudantes da rede estadual, além de palestras dos envolvidos, sempre com o tema em questão ‘A leitura nas diferentes áreas do conhecimento.
Roda de conversas |
Lembranças da Jornada Pedagógica 2016 |
Vice diretor Gean Geovalter |
Vice diretor - Adenilson Matos |
Fonte: www.ba.gov.br/2016/01/130235,14/Secretaria-
estadual-da-Educacao-promove-Jornada-Pedagogica-2016.html
Adaptação: CEPPC
Nenhum comentário:
Postar um comentário