sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

5ª OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA: ESCREVENDO O FUTURO

“A Olimpíada é um momento de fomentar, encantar e estimular a leitura e a redação.” Com esta frase, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, deu a largada à 5ª Olimpíada de Língua Portuguesa, realizada todos os anos entre alunos de escolas públicas para estimular a leitura e a escrita. O lançamento ocorreu nesta quinta-feira, 25, em São Paulo, como parte da agenda de Mercadante na capital paulista.

                           

Podem participar da produção de textos alunos de escolas públicas de todo o país, do quinto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio. Para Mercadante, a olimpíada é um incentivo à produção de texto, principalmente para alunos filhos de famílias não letradas e de baixa renda. “Esse é o maior desafio da escola pública: dar o direito de aprendizagem àqueles que não têm o estímulo pedagógico dentro de casa”, ressaltou.

O concurso tem como tema O lugar onde vivo. A intenção é propiciar aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

Vale a pena lembrar que Barrocas já teve uma representante na Final da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa. Com a crônica; “O mapa do meu tesouro” a barroquense Thaylle Oliveira Queiroz, estudante do 9° ano no Colégio Municipal de Barrocas., conquistou em Porto Alegre RS, em Novembro de 2014 a medalha de bronze, posteriormente conquistando a prata pela etapa Regional, e na final como prêmio a aluna e a professora receberam cada uma um tablet e para a escola uma Placa de homenagem. Apesar de não ter conseguido vencer a final tanto Thaylle como a professora Larissa ficaram bastante satisfeitas com o resultado.

FOTO: Jornal @ Nossa Voz
Prazos

É importante atentar para os prazos. A inscrição vai até 30 de abril e as escolas terão até 19 de agosto para encaminhar os textos às comissões julgadoras.

Os professores das redes públicas estaduais e municipais podem inscrever trabalhos em quatro gêneros: poemas para alunos de quinto e sexto anos do ensino fundamental; memórias literárias para sétimo e oitavo anos; crônica para nono do fundamental e primeiro do ensino médio, e artigo de opinião para os estudantes de segundo e terceiro anos do ensino médio.

                      

Fontes: http://portal.mec.gov.br/
www.jornalanossavoz.com.br

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