sexta-feira, 2 de junho de 2017

PROJETO SOBRE A CAATINGA

A produção da flora é importante para reflorestamento e recuperação de áreas degradadas como para arborização urbana, esse processo vem sofrendo um aumento crescente em sua demanda devido à preocupação mundial com a preservação e conservação do ambiente. Por sua vez, a qualidade da produção flora, especificamente, mudas, exige-se uma série de conhecimentos básicos, que vão desde a colheita até a saída das mudas para o local definitivo.
Nesse contexto, o Colégio Estadual Professor Plínio Carneiro (CEPPC), numa tentativa de recuperar e conservar o Bioma Caatinga, sobretudo, a Flora visa desenvolver esse Projeto, haja visto que tal Bioma vem sofrendo bastante com o processo de desertificação, isso devido ao uso irracional da sociedade. Assim, para reverter ou minimizar esse quadro são necessários meios rápidos e eficazes de recuperação ambiental, destacando-se a produção de mudas para reflorestamento em áreas desmatadas o que permite a recomposição da vegetação, a reintrodução da fauna e a melhoria das condições do solo.

Portanto, o presente projeto tem como objetivo maior o desenvolvimento de arborização de um espaço no CEPPC, para, além de ajudar no processo de conservação do Bioma Caatinga, também ajudará no processo de valorização da cultura nordestina, sobretudo a do sertão. Vale destacar que com o plantio das mudas das espécies nativas ou incorporadas, da Caatinga, os estudantes, aproximadamente, 600, irão adquirir um espaço de conhecimento in loco da Caatinga, que, conforme destacado anteriormente, já foi bastante degradado pela sociedade. Para atender a essa proposta maior, tem-se os objetivos específicos, a saber: desenvolver o sistema de compostagem para utilização na plantação das espécies da flora da Caatinga; reconhecer a vegetação nativa desse Bioma; estimular a conservação da flora da Caatinga; identificar as principais características desse Bioma; elaborar o processo de compostagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário