segunda-feira, 9 de maio de 2016

ENEM 2016: INSCRIÇÃO COMEÇOU NESTA SEGUNDA E VAI ATÉ DIA 20

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começou às 10 horas desta segunda (9) e se estendem até as 23h59 do dia 20 de maio.


Para participar, os candidatos devem entrar no site do exame:


e preencher seus dados, tendo em mãos o RG e o CPF – menores de idade que ainda não tiverem os documentos precisarão providenciá-los. Também será obrigatório informar um endereço de e-mail e um celular, o município onde farão a prova e a língua estrangeira do teste de Linguagens (inglês ou espanhol).

A taxa de inscrição: custa R$ 68 – R$ 5 a mais que na edição do exame no ano passado. Dessa vez, ela poderá ser paga em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência de Correios.

Prova: Neste ano, serão realizadas nos dias 5 e 6 de novembro. No primeiro dia, sábado, o candidato terá 4 horas e 30 minutos para responder questões de Ciências Humanas e de Ciências da Natureza. No domingo, ele terá 5 horas e 30 minutos para as perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e redação.

Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, no horário de Brasília. As provas começarão, nos dois dias, às 13h30.

Isenção: Aqueles que irão concluir o ensino médio em 2016 e estiverem matriculados na rede pública de ensino terão direito à isenção automática da taxa de inscrição.

Já os que pertencerem a famílias de baixa renda, mas que não sejam concluintes de escola pública, poderão declarar carência para conseguir a isenção.

Lembrando: Os estudantes que conseguiram a isenção da taxa em 2015 e não compareceram à prova, sem justificar a ausência, vão perder o direito de não pagar a inscrição em 2016.

                            Enem 2016 será em novembro (Foto: Fabio Tito/G1)

Atendimento especializado: Os candidatos que precisarem de atendimento especializado devem indicar na inscrição qual o recurso que desejam para fazer a prova.

Entre os dias 1º e 8 de junho, pela plataforma do Inep, a pessoa deve enviar o documento que comprova sua condição. 

Nome social: Travestis e transexuais que quiserem tratamento pelo nome social devem informar o pedido ao Inep na inscrição, além de enviar cópia do documento de identificação, com foto recente e formulário preenchido, entre os dias 1º e 8 de junho.

Para que serve o Enem? Criado para avaliar os conhecimentos dos estudantes que concluíram o ensino médio, a prova também substitui vestibulares no acesso a instituições federais de ensino superior. No entanto, essa não é sua única função.

                            

Veja abaixo as funções do Enem e suas regras:

  1. Seleção para universidades (Sisu);
  2. Programa Universidades Para Todos (Prouni);
  3. Financiamento Estudantil (Fies);
  4. Seleção para ensino técnico (Sisutec);
  5. Ciência Sem Fronteiras;
  6. Certificação para o Ensino Médio;
Fonte: http://g1.globo.com/educacao/enem/2016/

Adaptação: CEPPC

Nenhum comentário:

Postar um comentário