terça-feira, 1 de dezembro de 2015

10 DE DEZEMBRO: ELEIÇÕES DE DIRETORES ESCOLARES ESTADUAIS

Atenção comunidade escolar!!!

Dia 10 de dezembro, no Colégio Estadual Professor Plínio Carneiro, acontecerá as eleições para escolha dos diretores escolares gestão 2016/2019. Sua participação é fundamental para esse processo. Comunique, compartilhe, divulgue e faça valer sua escolha.


As eleições para dirigentes escolares da rede estadual é um dos momentos mais importantes da vida da escola. Afinal, a participação de todos é fundamental para ajudar a construir um futuro melhor para os estudantes baianos.
É imprescindível conhecer as propostas dos candidatos e decidir pela equipe gestora mais comprometida com a melhoria da qualidade de sua escola.
 

A eleição acontece no dia 10 de dezembro, simultaneamente, em todas as 1.369 escolas estaduais. Este ano, o Governo da Bahia ampliou a participação dos estudantes e da família neste processo eleitoral

Segundo o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, a sociedade deve participar do processo eleitoral, tendo em vista que “todas as pesquisas indicam que a boa gestão e a participação das famílias são elementos fundamentais para a melhoria da educação”.

CONFIRA O VÍDEO

Resumo do calendário
para a segunda etapa:

• Inscrições das Chapas - 01 a 04/12/2015;
• Envio das chapas homologadas à Comissão de Acompanhamento Regional - 08/12/2015;
• Propaganda Eleitoral - 05 a 09/12/2015;
• Processo Seletivo (Eleição) - 10/12/2015;
• Divulgação do Resultado - 11/12/2015;
• Nomeação e Posse - Dezembro/2015 a Janeiro/2016
;
 
Os principais destaques do atual processo seletivo são a questão da valorização da experiência do gestor e a busca da maior participação da comunidade escolar e da família dos alunos. O gestor da unidade escolar poderá se candidatar independentemente de quantos mandatos tenha exercido.

“Desta forma, o Governo da Bahia está valorizando a experiência do professor que já está à frente da unidade escolar há algum tempo. Além disso, ampliamos o quórum de participação dos estudantes e professores, de 30% para 50%, e demos um peso maior à participação dos alunos no pleito eleitoral, cujo voto terá peso de 40%”, explica José Sérgio de Carvalho.



Quem pode votar nas eleições 
de diretores escolares?
  • Professores;
  • Coordenadores pedagógicos;
  • Servidores públicos em exercício na unidade escolar;
  • Estudantes a partir de 12 anos de idade com frequência regular e; 
  • Pais ou responsáveis.

A participação da família no processo eleitoral também ganha força nas eleições deste ano, sobretudo com a atuação do Colegiado Escolar, conselho formado pelo gestor, professores, funcionários, estudantes, pais, mães ou responsáveis pelos estudantes, que se reúnem mensalmente para colaborar com a melhoria da escola.
Fontes: institucional.educacao.ba.gov.br
www.secom.ba.gov.br
www.youtube.com/watch?v=L80ObrfqDtk

Nenhum comentário:

Postar um comentário