segunda-feira, 26 de outubro de 2015

RAIO X DO ENEM 2015

Nos dois dias do Enem 2015, 740 candidatos foram eliminados, segundo Mercadante. Além disso, houve três casos de postagem de fotos das provas dentro do local de provas. "Foi um número muito pequeno. Foi um vitória de regras que estão se consolidando", disse Mercadante.
                       
O ministro afirmou ainda que o total de abstenções (faltosos) foi de 25% dos 7,7 milhões de candidatos. De acordo com o MEC, por uso de equipamentos inadequados, foram 347 participantes eliminados neste domingo (25). Outros 330 participantes foram eliminados no primeiro dia.

"Houve redução, o que mostra que a cultura de respeito às regras, com ajuda de detectores de metal, com a formação de fiscais e certificadores e parceria com a Polícia Federal. Acho que estamos avançando. Menos participantes eliminados é uma vitória de regras que estão se consolidando", disse ele.


Como sempre houveram opiniões diferenciadas sobre o ENEM 2015 e alguns temas foram destaques nas redes sociais e sites:


ø Alguns acharam mais fácil do que os anos passados;

ø Muitos chegaram atrasado para prestar o ENEM e foram barrados no portão dos locais de provas;
                               

ø Especialistas afirmaram que o tema é pertinente e atual, e disseram que, ao contrário de algumas edições anteriores, neste ano só há um tipo de posicionamento em relação ao tema: contrário à violência;
                                

ø Horário de verão ainda deixou muita gente de fora do ENEM, mesmo com a divulgação constante na internet e tv's.

                                
PERFIL DOS CANDIDATOS BAIANOS

Pouco mais de 80% dos 580 mil inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio na Bahia se declararam pardos (301.340) ou pretos (164.521). Além disso, 14% se autodefiniram como brancos (83.003), 2,5% como amarelos (13.075) e 0,7% como indígenas (3993). Cerca de 2% não dispuseram a informação. 

O perfil dos inscritos também revela as características de gênero. Na Bahia, 61% dos participantes são do sexo feminino (353.070) e 39% do masculino (227.001). O órgão aponta que 18 dos inscritos são declarados travestis ou transexuais.

Depois de rechecar o gabarito nesta semana, os candidatos precisam aguardar a divulgação das notas. Na edição 2014, o Ministério da Educação(MEC) liberou a consulta individual das notas em janeiro, somente 65 dias depois das provas.

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

Já existem divulgação de gabaritos extraoficiais publicados por alguns cursinhos, como por exemplo o "Cursinho da Poli", porém o INEP ainda irá divulgar o oficial nesta quarta-feira, 28 de outubro de 2015.

                      

Confira aqui o link do gabarito comentado extraoficial do Cursinho da Poli:




Já a inscrição para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que considera as notas do Enem para distribuição de vagas em universidades públicas, começou uma semana depois da divulgação das notas.


Para a edição 2015, o ministro Aloizio Mercadante ainda não divulgou estimativas de datas para apresentação das notas ou para abertura do Sisu.


Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário