segunda-feira, 14 de setembro de 2015

AULA DE CAMPO (GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO FÍSICA)


A aula de campo é um método bastante utilizado em disciplinas que exigem análises empíricas sobre o assunto em estudo. Compreende-se que esse tipo de metodologia possui grande eficácia no processo ensino aprendizagem, permitindo, aos alunos, um contato com aspectos mais amplos temas que não poderiam ser identificados ou compreendidos apenas com leituras.


Desse modo, todas as emoções e sensações surgidas durante a aula de campo em um ambiente natural podem auxiliar na aprendizagem dos conteúdos, à medida que os alunos recorrem a outros aspectos de sua própria condição humana, além da razão, para compreenderem os fenômenos.


A aula de campo contou com a participação dos professores Cleidson Mota (Geografia) e o professor Augusto Ribeiro (Educação Física) e as turmas do primeiro ano A e B, matutino.

Os objetivos da aula foram fazer uma caminhada até a comunidade do Cedro, e lá visitamos uma pequena área do bioma da caatinga, aonde podemos observar as formações vegetais e algumas espécies animais. 

Além disso, visualizamos o campo de sisal, planta típica do México e que se adaptou ao clima semiárido e com isso, vem ocupando áreas que antes eram cobertadas pelas plantas típicas da caatinga. 

(TEXTO: Prof. Cleidson Mota)


 


O desenvolvimento de atividades em espaços com essas características traz a vantagem de possibilitar, ao estudante, a percepção de que fenômenos e processos naturais estão presentes no ambiente como um todo, possibilitando explorar aspectos relacionados com os impactos provocados pela ação humana nos ambientes.


Fonte: uece.br/laboeco/index.php/aula-de-campo (Adaptado)

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