• Representar o interesse coletivo, identificando as necessidades da turma;
• Elaborar um plano de trabalho que contemple as necessidades da turma relativas à melhoria do processo de ensino e aprendizagem, respeitando as legislações vigentes, os trâmites administrativos da escola e contribuindo para a manutenção do clima escolar colaborativo;
• Estabelecer contato permanente com os demais líderes de classe para troca de experiências e proposições para melhorias do processo educativo;
• Estimular o bom relacionamento da turma, através de diálogo;
• Buscar a opinião consensual do grupo para representá-lo em situações decisórias;
• Participar das reuniões realizadas pelos profissionais da educação da unidade de ensino para as quais seja convocado, divulgando as informações repassadas pelos diversos segmentos da Secretaria da Educação do Estado;
• Propor reuniões de interesse da classe;
• Estimular a classe a conhecer o Regimento Escolar e refletir sobre as normas estabelecidas para respeitá-las;
• Orientar os colegas, encaminhando-os aos setores competentes para elucidar dúvidas.
• Incentivar o desenvolvimento de comportamentos e atitudes que busquem a melhoria do rendimento da aprendizagem da classe.
• Impulsionar debates sobre questões sociais relacionadas às diversidades, com o intuito de diminuir as diversas formas de preconceito na UE e na sociedade.
Para auxiliar nesse processo, o líder deve estar ciente de alguns materiais básicos como forma de auxiliar a desenvolver um trabalho que contribua para a melhoria do ensino e da escola. São eles:
Pensar como estudante pode contribuir para o desenvolvimento da escola e para a melhoria dos resultados educacionais.
Fonte: http://www.educacao.ba.gov.br/liderdeclasse
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