terça-feira, 9 de junho de 2015

ARRAIÁ DO CEPPC

VIVA SÃO JOÃO!!!


O Mês de junho chegou e com ele veio também veio as festas juninas. Assim, o CEPPC também já entrou no clima e está caracterizado com sua bandeirolas, chitas, balões, entre outras. Dando assim a impressão de uma quermesse, tradição dessa época.





Mas, como surgiu toda essa festa?

Existem explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. 

De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal). A miscigenação étnica entre índios, africanos e europeus fez brotar no país uma série de belas expressões artísticas, como cantorias de viola e cordéis; emboladas de coco e cirandas; xote, xaxado e baião, sem falar nas quadrilhas e forrós. 

São João no Nordeste 

Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.

Comidas típicas 


Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos. 

Tradições 

O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. As quadrilhas acompanham a encenação do casamento do matuto, celebrado em meio a fogueira. Ainda é muito comum a formação dos grupos festeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário