sexta-feira, 13 de setembro de 2013

9º PRÊMIO CONSTRUINDO A IGUALDADE DE GÊNERO






O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero foi instituído em 2005 pela Secretaria de Política das Mulheres, no âmbito do Programa Mulher e Ciência ,com o apoio do CNPq/MCTI, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade – SECAD/MEC, Secretaria de Educação Básica – SEB/MEC e ONU Mulheres. Consiste em um concurso de redações, artigos científicos e projetos pedagógicos na área das relações de gênero, mulheres e feminismos e tem por objetivo estimular e fortalecer a reflexão critica e a pesquisa acerca das desigualdades existentes entre homens e mulheres em nosso país e sensibilizar a sociedade para tais questões.



Atualmente, é ofertado a cinco categorias:

•  Categoria Estudante de Ensino Médio – redações;

•  Categoria Estudante de Graduação - artigos científicos;

•  Categoria Graduado(a), Especialista e Estudante de Mestrado - artigos científicos;

•  Categoria Mestre e Estudante de Doutorado - artigos científicos; e

•  Escola Promotora da Igualdade - projetos para as escolas de nível médio.

O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero é o operacionalizado pelo Serviço de Prêmios/Diretoria de Cooperação Institucional do CNPq e pela SPM.





O objetivo é estimular e fortalecer a reflexão crítica e a pesquisa acerca das desigualdades existentes entre homens e mulheres em nosso país, contemplando suas interseções com as abordagens de classe social, geração, raça, etnia e sexualidade no campo dos estudos das relações de gênero, mulheres e feminismos; e sensibilizar a sociedade para tais questões.






O Prêmio será atribuído a todas as categorias. Na categoria “Estudante do Ensino Médio” podem concorrer estudantes que estejam regularmente matriculados em escolas públicas ou privados reconhecidos pelo MEC e escolas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.



Na categoria “Estudante do Ensino Médio”, etapa Unidade da Federação, poderá ser premiada a melhor redação de cada uma das 27 Unidades da Federação e na etapa nacional serão selecionadas as 3 (três) melhores redações entre as premiadas na etapa Unidade da Federação.



As premiações terão por referência os seguintes valores:

Etapa Nacional:

01 LAPTOP com sistema operacional LINUX e Open Office instalados e impressora Multifuncional, para cada uma(um) das(os ) 3 (três) candidatas(os) selecionadas(os).



Etapa Unidade da Federação:

01 Computador (CPU, monitor LCD, teclado, mouse, caixa de som e estabilizador) com sistema operacional LINUX e Open Office instalados, para cada uma(um) das(os) 24 (vinte e quatro) candidatas(os) selecionadas(os).



Na categoria “Estudante do Ensino Médio”, etapa nacional, poderá ser concedida ainda uma bolsa de Iniciação Científica Júnior, com vigência de 12 (doze) meses. A(o) agraciada(o) deverá atender às seguintes condições:

a) estar regularmente matriculada(o) no ensino médio ou na educação profissional de escolas públicas localizadas nos municípios com acesso às universidades ou a instituições e centros de pesquisa;

b) estar desvinculada(o) do mercado de trabalho;

c) executar o plano de atividades, com dedicação de 10 (dez) horas semanais;

d) apresentar resultados parciais e finais da pesquisa, sob a forma de painéis ou exposição oral.



As inscrições estarão abertas até 30 de setembro de 2013, às 18horas, (horário  de Brasília).

- Para as categorias “Estudante do Ensino Médio”, “Mestre e Estudante de Doutorado”, “Graduada (o), Especialista e Estudante de Mestrado ” e “Estudante de Graduação” as  inscrições devem ser efetuadas somente por meio eletrônico, no endereço:




A inscrição incluirá, obrigatoriamente:

a) ficha de inscrição preenchida;

b) redação com o mínimo de 2 (duas) páginas e o máximo de 4 (quatro) páginas, sobre o tema proposto contendo: - título da redação; nome do(a) autor(a); nome e endereço da escola; - nome do(a) professor(a) que orientou a redação, quando houver; - INTRODUÇÃO (início ou começo), DESENVOLVIMENTO (meio ou corpo) e CONCLUSÃO (fecho ou final).

c) As redações anexadas quando da inscrição devem conter o título e o nome do(a) autor(a).

d) as(os) concorrentes agraciadas(os) com o Prêmio deverão comprovar a matrícula nas respectivas escolas.


Mais informações acesse aqui:

Nenhum comentário:

Postar um comentário