sexta-feira, 7 de junho de 2013

9ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

                                                              

Página Principal
Ocorreu nesta última sexta-feira (04/06/2013) a primeira fase da 9ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas ( OBMEP 2013).

QUEM PROMOVE? 

A 9ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2013) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promoção do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). 

CARACTERÍSTICAS: 

A 9ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2013) é dirigida aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com a sua classificação nas provas. Professores, escolas e secretarias municipais de educação dos alunos participantes também concorrem a prêmios. 

PRINCIPAIS OBJETIVOS:

  • Estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas.
  • Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas.
  • Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
PARTICIPANTES, DIVISÃO EM NÍVEIS E EM GRUPOS:

Os alunos participantes da 9ª OBMEP serão divididos em 3 (três) níveis, de acordo com o seu grau de escolaridade:

Nível 1 – alunos matriculados em 2013 no 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental.
Nível 2 – alunos matriculados em 2013 no 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental.
Nível 3 – alunos matriculados em 2013 em qualquer ano do Ensino Médio. (PARTICIPAÇÃO DO CEPPC)

Participam das provas da OBMEP somente os alunos que, na data da realização das provas, estiverem regularmente matriculados nas escolas inscritas na OBMEP. Não poderão participar das provas aqueles que estavam matriculados quando da inscrição da escola, mas que dela se desligaram por conclusão de curso, por transferência ou por quaisquer outros motivos.

SOBRE AS PROVAS:

A Primeira Fase da OBMEP se caracterizaram pela aplicação de prova objetiva (questões de múltipla escolha), diferenciada por níveis (1, 2 e 3).

As provas da Primeira Fase, tiveram duração de 2h30min (duas horas e trinta minutos) e foram aplicadas pelos professores dessas escolas.

As provas da Primeira Fase foram corrigidas pelos responsáveis, seguindo as instruções e os gabaritos elaborados pela Coordenação Geral da OBMEP.

A Segunda Fase da OBMEP se caracteriza pela aplicação de prova discursiva, diferenciada por níveis (1, 2 e 3).

As provas discursivas na Segunda Fase da OBMEP terão duração de 3 h (três horas) e serão aplicadas por fiscais selecionados pela Coordenação Geral da OBMEP para esse fim.

Os locais de realização das provas da Segunda Fase (designados “centros de aplicação”) serão divulgados na página da OBMEP www.obmep.org.br, pela Coordenação Geral da OBMEP, em tempo hábil.

Os alunos selecionados para a Segunda Fase deverão comparecer ao local das provas com documento de identificação e dentro do horário divulgado no calendário oficial da OBMEP. 

                                            
GRUPOS DO ENSINO MÉDIO nível 3.

Compõem o Grupo 3A as escolas que inscreverem na Primeira Fase da OBMEP entre 1 (um) e 120 (cento e vinte) alunos no Nível 3.

Compõem o Grupo 3B as escolas que inscreverem na Primeira Fase da OBMEP entre 121 (cento e vinte e um) e 240 (duzentos e quarenta) alunos no Nível 3.

Compõem o Grupo 3C as escolas que inscreverem na Primeira Fase da OBMEP entre 241 (duzentos e quarenta e um) e 380 (trezentos e oitenta) alunos no Nível 3.

Compõem o Grupo 3D as escolas que inscreverem na Primeira Fase da OBMEP entre 381 (trezentos e oitenta e um) e 620 (seiscentos e vinte) alunos no Nível 3.

Compõem o Grupo 3E as escolas que inscreverem na Primeira Fase da OBMEP 621 (seiscentos e vinte e um) alunos ou mais no Nível 3.

SEGUNDA FASE DO NÍVEL 3:

As escolas do Grupo 3A selecionarão 6 (seis) alunos do Nível 3 para a Segunda Fase. As escolas que inscreverem na Primeira Fase até 6 alunos poderão enviar todos os inscritos para a Segunda Fase.

As escolas do Grupo 3B selecionarão 12 (doze) alunos do Nível 3 para a Segunda Fase.

As escolas do Grupo 3C selecionarão 19 (dezenove) alunos do Nível 3 para a Segunda Fase.

As escolas do Grupo 3D selecionarão 31 (trinta e um) alunos do Nível 3 para a Segunda Fase.

As escolas do Grupo 3E selecionarão 5% (cinco por cento) do total de alunos inscritos na Primeira Fase no Nível 3 para a Segunda Fase.

As notas da Primeira Fase não serão consideradas para a classificação final.

Para a inscrição na Segunda Fase é obrigatório que cada escola envie por via postal à Coordenação Geral da OBMEP o documento indicativo do número de alunos classificados e o cartão-resposta da Primeira Fase de cada um desses alunos. Essa etapa também já foi consolidada, os responsáveis pela aplicação no CEPPC já enviaram os classificados.

CALENDÁRIO

                          Calendário 2013


Fonte: www.obmep.org.br
Adaptação: Marcos Queiroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário